terça-feira, junho 28, 2011

Educar para a VIDA

Educar para a Vida!!!
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”
Muitas vezes o ato de aprender está atrelado ao desejo que se tem de felicidade e como diria Gonzaguinha, é belo eternizar o aprendizado de modo que se facilite a percepção do conhecimento partilhado. Para que possamos não nos envergonhar da vida precisamos ser educados para ela.
E quem nos educa senão nós mesmos?
Somos frutos do meio em que vivemos ou destruímos os frutos que se desenvolvem no meio de nós?
Não sei bem ao certo, mas tentarei responder tais perguntas. Tenho como verdade um pensamento, e gostaria de parafrasear Vinicius de morais ao ressaltar os diversos encontros e desencontros que a vida nos proporciona, quando diz, “a vida é a arte do encontro embora haja tantos desencontros pela vida”. E é às vezes nesses desencontros que de alguma forma nos encontramos, e fazemos desses momentos, prêmios eternizados em nossas vidas, capazes de fazer com que a felicidade tão almejada por nós seja um elemento tão tênue que em meio a toda a sobrecarga que temos como educadores, deixemos de vivenciar a ação do educar como a principal fonte de encorajamento para a vida. Se não nos educarmos, de forma alguma conseguiremos educar os outros. Como é isso? Somos capazes de educar outros? Educar para a vida?
Sim! Não só temos essa capacidade como possuímos também dentro de nós o desejo de transformação. E quando pensamos em transformar estamos educando, quando deixamos de pensar para executar nossos pensamentos, estamos mais uma vez educando... E não paramos... Somos sempre capazes de ajudar outros. E é essa ajuda que damos a outros ao compartilharmos o conhecimento que a nós um dia já foi dado, que faz de nós educadores prontos para uma educação voltada para a vida.
Como educadores, somos seres transformadores, agentes formadores de opinião, construtores daquele “ser aprendiz” que não terá vergonha de encarar a vida e cantar, e cantar e cantar porque não se cansará de dizer que durante todo o seu aprendizado pôde ter ao seu lado um parceiro, o professor!!!
Eduquemos para a vida, para o amor, para a diferença, para a igualdade, eduquemos para a humanidade. Tornemos do mundo o palco da educação, e reforcemos a cada dia o desejo de transformação interior que moverá e abalará o cenário da vida!!!!!
Mas lembre-se, para que possamos educar outros é preciso que nos eduquemos primeiro.
Professor: Marlon Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!