quinta-feira, junho 16, 2011

10º Fórum de Secretários do Vale do Jiquiriçá na Cidade das Flores- Maracás-Ba




A manhã fria de Maracás ganha uma calorosa apresentação do Grupo Luzeiro, Viola e Música de Raiz, com belas canções que representam a vida no campo no que há de melhor; cultura fundamental na especialidade do ser gente.
Dando continuidade, tivemos a apresentação da Filarmônica Malasés e Grupo Concriz, como parte do projeto, Ponto de Cultura- Acordes do Jiquiriçá.
O Padre José Lima – Paróquia Nossa Senhora das Graças- Maracás, deu continuidade ao evento colocando a necessidade que os educadores precisam ter em utilizar a sedução como artifício de otimização da educação. Sedução???? Como assim?
Parafraseando Rubem Alves, diz que é preciso seduzir o educando para que o conhecimento passe não apenas pela mente, mas que se enraíze no coração.
O educando precisa gostar do que se ensina, para que possa dar continuidade ao processo de aprendizado.
Que possamos entender que é fundamentalmente importante o processo de educação e cultura pela sedução!!!
Lembramos que essa sedução em hipótese alguma deve estar voltada para o lado afetivo-romântico, mas sim pela conquista, pela paixão que o educador apresentará ao educando nesse processo longínquo de vida educacional.

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades:
• Emanoel Santana- Representante do Prefeito Municipal de Maracás.
• Joselito Medrado-Presidente da Câmara,
• Edimar Vieira- Diretor de Cultura- F. de Cultura da Bahia
• Zeca costa- Prefeito Municipal de Planaltino- Presidente do Mercovale
• René Silva- Secretário Municipal de Planaltino- Coordenador Executivo do Educavale
• Alessandro Correia- Secretário Municipal de Brejões
• Maristela Amara- Secretária Municipal de Educação- Vice- Coordenadora Executiva do Educavale
• Edna Leal- Secretária Municipal de Educação de Maracás


Um cordel foi apresentado Por Edna Leal e Edimar Vieira contando a História evolutiva do Educavale durante seu tempo de existência.




• À tarde o grupo se dividiu para a discussão pertinente às áreas de atuação. A equipe de Cultura continuou no auditório enquanto secretários faziam a avaliação da gestão do Educavale que se finda agora nesse mês de junho.

Chegaram à conclusão de que durante este ano de movimentos e muitas lutas, foi bom ver que conseguiram fazer dos desejos que tinham sonhos possíveis de serem realizados.
Conquistas como a formação inicial de professores, fortalecimento das secretarias, interação entre funcionários (Intercambio de encorajamento), troca de experiências e busca coletiva para resolução de problemas comuns, foram apenas algumas das conquistas dessa união que vem dando certo.

A secretária de Educação de Jaguaquara a Sra. Maristela Amaral, informa para a alegria de todos que já tem noticias interessantes sobre a divisão de pólos para a formação de profissionais para a educação especial (segundo Semestre). Coloca ainda a sua satisfação de ter atuado junto à equipe como vice-coordenadora e se prontifica a continuar buscando recursos para a melhoria da qualidade da educação no seu município e juntamente com o grupo, em todo o vale.

Uma eleição foi realizada pelos presentes para a decisão na nova diretoria do EDUCAVALE, e elegeram como nova diretoria a seguinte equipe:
Coordenadora Executiva: Maristela Amaral-Jaguaquara
Vice-coordenadora- Nelma - Jiquiriçá
Secretária: Débora- L. do Tabocal

Uma equipe comprometida que continuará prestando serviços de forma honrosa e especial ao processo educativo do vale do Jiquiriçá. Nossos municípios só têm a ganhar!
Conquistas já estão sendo usufruídas e muitas virão!!! O próximo encontro de secretários que ocorrerá será sediado pela cidade Coração do Vale, Jaguaquara-Ba.
Nos encontramos aqui!!!!

No evento, uma palestra marcante com o Juiz da Comarca de Maracás Dr. José Brandão Neto.
O Juiz de Direito da Comarca de Maracás palestrou durante o evento e apresentou o Toque de Acolher aos presentes que ficaram entusiasmados com a eficácia da ação. Segundo Dr. José Brandão registrou o pronunciamento de que “é preciso tomar medidas preventivas, pois evita a função apenas de Julgar. Medidas como essas fazem com leis sejam cumpridas. Não podemos ser omissos”, conclui.
Os argumentos do Juiz que diz “respirar educação” trouxeram um contentamento muito grande para a população das cidades em que já se implantou o Toque. Segundo ele Liberdade excessiva é prejudicial e os pais precisam entender que é preciso cuidar...
Dizer não ao estímulo precoce de ingestão de álcool e exuberância da sexualidade deve ser uma prática constante na vida de pais e responsáveis.
Com alegria, foi colocado que um dos resultados do toque é o fim dos registros de drogas nas escolas, um avanço importante na vida de adolescentes em fase de construção de personalidade.
Lembrou ainda que Direitos e Garantias não são absolutos, por isso o Toque de Acolher restringe mesmo o horário de adolescentes permanecerem sem função alguma nas ruas.

Tudo começa pela educação!!!! Segundo o Juiz, 35% dos crimes envolvendo menores acontecem na escola.

E um outro dado importante é que 94% dos atos infracionais (crimes cometidos por adolescentes) se dão nas condições em que se encontram em:

Evasão escolar
Analfabetismo
Ensino Fundamental incompleto

Fazer da educação a solução desses problemas tem sido talvez uma condição muito difícil, mas se aliada ao sistema judiciário pode dar muito certo. Vamos estabelecer parcerias e contribuir de forma grandiosa para a construção de uma nova sociedade.



Juiz da Comarca de Maracás Dr. José Brandão Neto



Maristela Amaral ao lado de integrantes da Grupo Luzeiros

Blogueiros em ação!!!
Homenagens do EDUCAVALE




Reunião para nova diretoria
Colocando os papos em dia
Galera Show de Planaltino
Forró do EDUCAVALE, Nei Ramos (Dir. de Cultura de Nova Itarana) e Maristela Amaral

Galera bonita se entrega na quadrilha do EDUCAVALE
Nova diretoria do EDUCAVALE

Essa é a equipe de motoristas mais animada do vale!!!!  nas próximas reuniões não deixem de conhecê-los!!! A galera é Barca!!!!! RSRSRSRSR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!