Maristela Amaral- Sec de Educação, José Luis Rech- Vice-Reitor Uesb, Ademir Moreira- Prefeito Municipal de Jaguaquara, Célia Alves- Professora da Rede Municipal de Ensino |
Durante a manhã de hoje o Prefeito Municipal de Jaguaquara, o Sr. Ademir Moreira juntamente com a equipe da SEMEC,representada pela Secretária de Educação a Sra. Maristela Amaral seguiu com secretários de Educação das cidades de Santa Inês, Carmem Senna e Cravolândia, a Sra. Joelma, com destino à cidade de Vitória da Conquista a fim de estabelecer a concretização de um sonho idealizado por muitos, durante longos anos da história de nosso município. Jaguaquara que tem título de cidade escola almeja proporcionar aos seus moradores formação de nível superior gratuita e de qualidade. Muitos profissionais da rede municipal de ensino ainda não têm a sua primeira graduação e precisavam de uma equipe competente que pudesse possibilitar esse direito a todos os jaguaquarenses. A Secretaria Municipal de Educação, sempre buscando grandes conquistas para o benefício dos profissionais de sua rede, não mediu esforços em realizar todas as articulações possíveis para fazer do sonho de Jaguaquara uma realidade. Apoiada pelo Prefeito Ademir Moreira, a Secretária de Educação e Coordenadora Executiva do Educavale, utilizou-se da posse dos anseios dos professores sem graduação e foi em busca desse novo momento em que a cidade mais uma vez brilha à luz de prosperidades educacionais.
A reunião aconteceu em dois momentos. Durante a manhã foram analisadas as minutas das cidades que serão Pólos da Uesb, a saber Jaguaquara e Santa Inês.
A Equipe gestora da Uesb Campus Conquista representada pelo Vice- Reitor José Luis Rech, pela Dra. Maria Creusa de Jesus Silva (Setor jurídico) e o Coordenador do PARFOR, o Sr. Claudionor Alves da Silva, após a análise da documentação entregue pelas duas cidades, resolveu então aprovar o programa.
O primeiro contato para trazer a universidade para a nossa cidade foi realizado no ano de 2010, e desde então as equipes responsáveis pela educação em nossa cidade, SEMEC e PMJ insistiram no sonho e hoje Jaguaquara pode graduar profissionais competentes para estarem atuando no mercado de trabalho. Na reunião, para representação de nossa cidade contamos também com a presença da Professora Célia Alves, uma das idealizadora desse desejo.
Durante a tarde, o convênio foi assinado pelo Prefeito Ademir Moreira que demonstrou muita alegria ao dizer que “ a universidade deixou de ser utopia para nossa cidade”. Mais uma conquista de sua gestão, o que vem caracterizar a parceria entre a Prefeitura e a Secretária de Educação em função do crescimento educacional, social e profissional da população de Jaguaquara.
Maristela pontua a importância do programa para os municípios, agradece o empenho de todos os profissionais envolvidos no processo e diz ainda que valeu à pena todo o esforço prestado. “Uma conquista como esta, dará novas oportunidades aos nossos profissionais.” Comenta ela com muita alegria. “São mais de 100 funcionários da rede que poderão fazer sua graduação. Sabe o que isso significa? Elevação de auto-estima e promoção de mais confiança e melhoria das atividades educativas.” Conclui.
O Professor Claudionor fala sobre o programa de formação, deixando claro que os cursos são muito bem conceituados e têm avaliação favorável. E diz: “a qualidade permanecerá!”
O Prefeito Ademir Moreira, em nome dos prefeitos Municipais de Cravolândia e santa Inês presta os devidos agradecimentos e diz que essa Universidade será uma fonte enriquecedora para os profissionais contemplados e pra toda a comunidade.
O Vice-Reitor, O Sr. José Luis Rech dá boas vindas às cidades que participarão dos pólos de Jaguaquara (Itaquara, Itiruçu, Irajuba e Lagedo do Tabocal) e firma o compromisso de realizar uma visita nas instalações do pólo com o Reitor Paulo Roberto.
Para darmos início as nossas aulas será oferecido o curso de Pedagogia. As aulas serão ministradas por profissionais da UESB campus Jequié, nos dias de quinta, sexta e sábado. Acontecerão semanalmente completando carga horária de 64 horas, exigidas pelo programa.
As inscrições já foram realizadas pela Plataforma Freire. Quem já passou pelo processo de seleção não terá necessidade de repeti-lo.
A universidade contará com a Coordenação da Professora Sonilda Sampaio, como representante da Uesb. As instalações usadas serão as da Escola Rural Taylor Egídio.
Jaguaquara agora já pode respirar um novo ar. Universidade já é uma realidade para o nosso município.
É a Prefeitura Municipal de Jaguaquara em parceria com a Secretaria Municipal de Educação trabalhando para o desenvolvimento de nossa cidade!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário