quinta-feira, outubro 06, 2011

Alegria de Viver em Ação!!!!




O Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Alegria de Viver em
sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas
ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo
capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e
agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, O AEE
realiza o trabalho sobre o meio ambiente destacando a ação do homem
nas transformações do meio ambiente.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da
natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação
com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e
mundial, onde o AEE busca juntamente com sua clientela compreender as
conseqüências que o homem causa diante de sua ação impensada e
irresponsável, perante o meio em que está inserido. Procurando de
forma coerente e responsável discutir soluções para preservação do
mesmo. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo
longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro
mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser
espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas
situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na
manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos
em nossas casas e escolas.
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo,
reciclagem e datas comemorativas, é trabalhar situações que
possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na
realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e
preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida
e, portanto, do meio ambiente.
As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor
ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque
gostam, porque acham bonito, independente dela servir para alguma
coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam
porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de
cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá
doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator
cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um
educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois
fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o
amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver
o respeito. Percebe-se, portanto, que a E.A. abrange todas as áreas. A
cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto
global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é
destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas
relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir,
utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser
humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a
cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou
outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua
sociedade.
Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando
lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir,
desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo
de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por
não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade
de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o
futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da
vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e
conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos
uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza,
porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.
O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática
no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes
transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
OBJETIVO GERAL Estimular a mudança prática de atitudes e a formação
de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais
favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie
e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade
possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os
alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para
transformação humana e social, alcançando a preservação e a
recuperação do ecossistema.
b)Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo
diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos
conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente
escolar.
c) Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do
ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as
necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para
garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
d) Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do
lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis
pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que
venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo
tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim,
buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público. e)
Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso
financeiro através da reciclagem. f) Identificar o nível de
dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para
a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia. g)
Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no
planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
h) Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar
formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e
visual. Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes
preservadas. j) Capacitar os alunos para plantar, preservar e
recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos
que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio
ambiente. l) Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de
reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as
ações da E.A. m) Participar de ações sociais que resgatem valores
humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade,
amizade e ética.





Fonte: Texto enviado pela direção do Alegria...

Um comentário:

  1. Olá a todos,

    è com muito prazer que vejo o trabalho dos colegas tem publicidade.
    Sinto muitas saudades e desejo muitos votos de sucesso nessa caminhada.
    Abraços a todos.

    Lucas Marconi

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