segunda-feira, março 05, 2012

MAM-BA oferece Formação em Audiovisual Contemporâneo

MAM-BA oferece Formação em Audiovisual Contemporâneo
Sob curadoria educativa da artista e pesquisadora Karla Brunet, o projeto FACMIL é o
primeiro no museu que propõe oficinas com as tecnologias digitais
Com o intuito de realizar produtos e pesquisas por meio de tecnologias móveis na arte contemporânea, o projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídia Locativa (FACMIL), que acontece no MAM-BA de março até agosto de 2012, realiza cursos de iniciação e de formação continuada, além de encontros formativos. Ao final do processo, uma mostra será realizada no museu ainda em agosto, com todos os filmes e vídeos produzidos pelos participantes.
O curso de Formação Continuada em Audiovisual Contemporâneo se desenvolve em quatro módulos independentes, com 30 vagas cada, e é destinado a profissionais, artistas e estudantes que trabalham com cinema, audiovisual, arte eletrônica e se interessam por produções com tecnologias móveis em espaços urbanos. O curso de Iniciação em Audiovisual e Mídias Locativas, por sua vez, é voltado para jovens acima de 16 anos e pretende prover os alunos de uma ampla visão acerca de recursos e técnicas audiovisuais. As 25 vagas disponibilizadas em cada uma das quatro seções independentes são destinadas às instituições de ensino público e ONGs e aos demais interessados.
As inscrições do primeiro módulo para ambos os cursos ocorrem até 02 de março através do e-mail: labmam@bahiamam.org. As oficinas exigem a seleção dos interessados. Para o curso de formação, o candidato deve enviar currículo e carta de interesse e expectativas para o e-mail indicado. Já para o de iniciação, apenas a carta é necessária, com os interessados se destinando ao museu no dia 06 de março para seleção presencial com o Núcleo de Arte e Educação (NAE) do MAM-BA.
Sempre aos sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h, o curso de formação continuada terá o primeiro módulo – intitulado Cinema, documentário & vídeo-arte: semelhanças, diferenças e produção e realizado pelos educadores Wallace Nogueira e Marcela Costa – entre os dias 17 de março e 14 de abril. A intenção é fazer um projeto artístico individual orientado ao final de cada bloco de encontros, no qual serão trabalhados temas e formas de abordagem dos problemas apresentados. Os mesmo educadores dão continuidade ao curso com o módulo seguinte: Linguagens do audiovisual e edição, com começo previsto para 05 de maio. Karla Brunet, Paulo Alcântara e Toni Oliveira realizam a terceira seção, a partir de 02 de junho, que trabalhará com Audiovisual e espaço: mídia locativa e narrativa não-linear. Audiovisual e interatividade – experimentações com Arduino e PureData inicia em 21 de julho e é o último módulo do curso de formação continuada, com Fernando Krum.
Os quatro módulos do curso de Iniciação em Audiovisual e Mídias Locativas possuem um conteúdo teórico e prático alinhado ao programa do curso de formação continuada exposto acima, além dos mesmos educadores. As aulas, no entanto, ocorrem terça e quinta das 14h às 18h. O primeiro módulo, Roteiro e produção audiovisual – equipamentos, captação, som e iluminação, será ministrado por Marcela Costa e ocorre de 13 de março a 10 de abril. Sob responsabilidade de Wallace Nogueira, a seção seguinte, Edição do audiovisual: programas e técnicas, inicia-se em 12 de abril. Audiovisual, mídia locativa e mapeamento artístico é o tema do terceiro bloco, que ocorre a partir de 15 de maio e será ministrado pelos educadores: Karla Brunet, Paulo Alcântara e Toni Oliveira. O último módulo, Audiovisual e espaço, experimentações com video mapping, conta com Fernando Krum e Toni Oliveira, começando em 14 de junho. O projeto terá ainda a contribuição de Jarbas Jacome em alguns módulos dos dois cursos.
A intenção de ambos os cursos é aliar teoria e prática em um processo coletivo de criação, no qual serão discutidos conceitos e técnicas da linguagem audiovisual, além da realização de filmes e vídeos em espaços urbanos, através de tecnologias digitais e mídias locativas. A proposta do projeto está alinhada ao interesse de pesquisa da sua curadora educativa, a artista visual e professora da UFBA Karla Brunet, tendo em vista que, atualmente, seu intento é trabalhar com a ideia de um lugar e de como as pessoas interagem com este ambiente.
“A disponibilização de cursos de novas tecnologias para o público é um interesse antigo do MAM-BA. Buscávamos caminhos e estratégias para alcançar essa finalidade, quando surgiu o FACMIL, realizando uma produção coletiva e colaborativa com tecnologias móveis. O apoio do Museu ao projeto acontece em um momento propício, pois vamos inaugurar um espaço permanente para oficinas e cursos de novas tecnologias, o LABMAM”, esclarece Stella Carrozzo, diretora do MAM-BA.
O FACMIL, patrocinado pela Oi e Fazcultura – programa de Cultura do Estado da Bahia – e com apoio da Oi Futuro, inaugura o espaço LABMAM, que abrigará projetos referentes às tecnologias digitais do MAM-BA, e oferece, além dos cursos acima citados, a oportunidade de discutir, nos encontros de formação, com renomados pesquisadores e artistas de tecnologia digital e mídias móveis no Brasil, como os pesquisadores e artistas Kátia Maciel (UFRJ), Suzete Venturelli (UNB), Gilberto Prado (USP) e André Lemos (UFBA). Ao todo, o projeto realiza quatro encontros formativos, cada um referente ao tema do módulo discutido nos cursos de iniciação e de formação continuada.

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