segunda-feira, março 05, 2012

Cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Ciências, História, Geografia, Educação Física, Currículo e Avaliação.

Secretaria da Educação - SEC
Instituto Anísio Teixeira – IAT

Missão do IAT

Assegurar formação de qualidade aos profissionais da educação da rede pública do estado da Bahia, numa dimensão criadora, participativa e crítico-reflexiva, mediante planejamento e coordenação de estudos e projetos de ensino, pesquisa, experimentação e tecnologia educacional.

RENAFOR REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Ciências, História, Geografia, Educação Física, Currículo e Avaliação.

Visa capacitar 5.250 professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos em formação continuada que atuam nas Séries Finais do Ensino Fundamental da rede pública do Estado da Bahia.

OBJETIVO GERAL
Utilizar conhecimentos específicos nas áreas de Ciências, Geografia, História, Educação Física e Currículo e Avaliação a fim de auxiliar os professores a promover no educando a reflexão contínua sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas.

Governador do Estado da Bahia – Jaques Wagner Secretário Estadual da Educação – Osvaldo Barreto Filho Diretora do Instituto Anísio Teixeira – Irene Mauricio Carzola Endereço do IAT – Estrada das Muriçocas s/n - Paralela Salvador / BA – 41.250.420 Telefone 71 3116.9003 www.iat.educacao.ba.gov.br

Municípios que sediarão e sediaram a formação do RENAFOR

1. AMARGOSA
2. BARREIRAS
3. BELO CAMPO
4. BOM JESUS DA LAPA
5. BRUMADO
6. CAMACAN
7. CAMACARI
8. CANSANCAO
9. CONCEICAO DA FEIRA
10. CORRENTINA
11. CRISOPOLIS
12. EUCLIDES DA CUNHA
13. IPUPIARA
14. ITABERABA
15. ITAPETINGA
16. JACOBINA
17. JEQUIE
18. MACAUBAS
19. MEDEIROS NETO
20. NAZARE
21. PARAMIRIM
22. PAULO AFONSO
23. PILAO ARCADO
24. POCOES
25. RIBEIRA DO POMBAL
26. RUY BARBOSA
27. SALVADOR
28. SANTA RITA DE CASSIA
29. SERRA DOURADA
30. SERRINHA
31. TEIXEIRA DE FREITAS
32. VALENCA
33. VALENTE


PLANO DE TRABALHO - PROJETO BÁSICO

Cursos de aperfeiçoamento para professores que atuam nas Séries Finais do Ensino Fundamental das redes públicas de educação nas áreas de Ciências Naturais, Geografia, História, Educação Física e Currículo e Avaliação

1. DO PROJETO

1.1. TÍTULO DO PROJETO

Cursos de aperfeiçoamento para professores que atuam nas Séries Finais do Ensino Fundamental das redes públicas de educação nas áreas de Ciências Naturais, Geografia, História, Educação Física e Currículo e Avaliação.

1.2. OBJETIVO GERAL

A Secretaria de Educação (SEC), através das ações de formação e experimentação do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), tendo como objetivo capacitar para professores que atuam nas Séries Finais do Ensino Fundamental das redes públicas de educação nas áreas de Ciências Naturais, Geografia, História, Educação Física e Currículo e Avaliação.

1.3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Utilizar conhecimentos específicos de nas áreas de Ciências Naturais, Geografia, História, Educação Física e Currículo e Avaliação a fim de estimular o educando a analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas.

1.4. PRODUTO ESPERADO.

5.250 (cinco mil duzentos e cinqüenta) profissionais com formação continuada em Ciências Naturais, Geografia, História, Educação Física e Currículo e Avaliação para os anos finais do ensino fundamental.

1.5. META FÍSICA E FINANCEIRA PACTUADA

Formar 5.250 profissionais em 2012, com valor unitário de R$ 401,73;
Formar 05 turmas, uma por área de conhecimento, em cada um dos 33 municípios, totalizando 250 cursistas por município, com valor por município de R$ 100.432,36;
2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A oferta dos cursos justifica-se na medida em que, na Bahia, torna-se relevante a demanda pela qualificação de profissionais que atuem no interior do ambiente escolar com excelência na condução não somente dos conteúdos pedagógicos, mas da organização das estratégias e metodologias de implantação desses conteúdos, atuando junto aos professores como coordenadores e supervisores. Assim, o Instituto Anísio Teixeira, enquanto espaço destinado ao aperfeiçoamento de profissionais da Educação do estado da Bahia visa atender a Demanda do Plano de ações articuladas – PAR referente aos anos de 2011/2012, para o qual foi chamado a contribuir.


3. CERTIFICAÇÃO

Titulação: Aperfeiçoamento em (Ciências Naturais, Geografia, História, Educação Física ou Currículo e Avaliação) para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Emissor : Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC)


Osvaldo Barreto Filho
Secretário de Educação do Estado da Bahia

Um comentário:

Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!