quarta-feira, março 21, 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down.


O dia 21 de março é uma data importante: é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.
O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).
A síndrome de Down foi descrita pelo médico inglês John Langdon Down, em 1866. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da síndrome era genética.
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para se ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, um tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.
Essa data tem contribuído para trazer a sociedade a uma reflexão sobre o histórico de exclusão das pessoas com síndrome de Down, conduzindo ao questionamento das diferentes formas de discriminação nos espaços sociais e, principalmente, da negação de seus direitos fundamentais.
Lutando contra todos os preconceitos, muitas famílias negaram-se a conviver com a discriminação e enfrentaram o desafio de apoiar seus filhos no exercício da cidadania, na efetivação do seu direito de estar e conviver com os demais membros da sua comunidade.

Sugestão de leitura
Título: Síndrome de Down
Subtítulo: Relato de um Pai Apaixonado
Autor: Marcelo Nadur
Editora: Global

Hoje em dia as diferenças estão na cabeça de cada um.

Pois independente de sua condição, todos somos iguais.

Temos sentimentos, pensamentos e o que nos torna únicos é a forma como conduzimos nossa vida e nossos valores.

Acredite! Nada no mundo é mais importante do que o Amor.

Amor este que pode vir de várias formas.

Aprenda a Amar cada um do modo como são.

Assim a vida fica mais fácil e nos sentiremos, seres humanos melhores!!

Homenagem do Departamento Pedagógico
Divisão de Educação Inclusiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!