O projeto TRILHAS foi elaborado a partir de uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Natura e a Comunidade Educativa CEDAC. A impressão e a distribuição do conjunto de material e do acervo de livros foram viabilizadas pelo Governo Federal.
O projeto TRILHAS está alinhado com
o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que estabelece, entre outros
objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade
e o incentivo à leitura nas salas de aula. Com isso, pretende-se alcançar a
meta de 6,0 pontos estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb) para 2022.
A Rede de Ancoragem é formada
pelos representantes do CONSED, da UNDIME e por professores universitários que
adotam o papel de formadores estaduais. Além desses, participam, diretamente,
quatro mil técnicos municipais e estaduais de educação nos encontros estaduais
e, indiretamente por meio de formação continuada nos municípios e nas escolas,
100 mil diretores escolares e/ou coordenadores pedagógicos e 140 mil
professores.
Os encontros se dividem em: Nacionais – que reúnem professores universitários e os
representantes do CONSED e da UNDIME; Estaduais
– organizados pelos professores universitários com os representantes das
Secretarias de Educação (técnicos municipais e estaduais de educação); Municipais – realizados pelos
representantes das Secretarias, com os diretores e coordenadores das escolas; Escolares - feitos pelos diretores e
coordenadores para os professores e que terão a periodicidade que a escola
achar necessária.
Os formadores municipais, Itamar Soares e Rosilene de Almeida abordaram juntamtne com os diretores e coordenadores a seguinte programação:
► manhã:
§ Boas
vindas;
§ Apresentação
do Projeto Trilhas;
§ Cultura
escrita e Consciência Fonológica;
§ Trilhas
Institucional;
§ Apresentação
e manuseio do material de literatura;
§ Sorteio
para leitura de história.
► Tarde:
§
Leitura da história pelo componente
sorteado;
§
Atribuições do diretor e coordenador –
gestão de materiais;
§
Apresentação e manuseio da caixa de jogos;
§
Apresentação do portal Trilhas e criação
do grupo de Jaguaquara;
§
Planejamento da ação na escola;
§
Avaliação do Encontro.
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