quarta-feira, julho 18, 2012

Projeto Trilhas acontece em Jaguaquara.


O projeto TRILHAS  foi elaborado a partir de uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Natura e a Comunidade Educativa CEDAC. A impressão e a distribuição do conjunto de material e do acervo de livros foram viabilizadas pelo Governo Federal.
O projeto TRILHAS está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula. Com isso, pretende-se alcançar a meta de 6,0 pontos estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2022. 



A Rede de Ancoragem é formada pelos representantes do CONSED, da UNDIME e por professores universitários que adotam o papel de formadores estaduais. Além desses, participam, diretamente, quatro mil técnicos municipais e estaduais de educação nos encontros estaduais e, indiretamente por meio de formação continuada nos municípios e nas escolas, 100 mil diretores escolares e/ou coordenadores pedagógicos e 140 mil professores.
Os encontros se dividem em: Nacionais – que reúnem professores universitários e os representantes do CONSED e da UNDIME; Estaduais – organizados pelos professores universitários com os representantes das Secretarias de Educação (técnicos municipais e estaduais de educação); Municipais – realizados pelos representantes das Secretarias, com os diretores e coordenadores das escolas; Escolares - feitos pelos diretores e coordenadores para os professores e que terão a periodicidade que a escola achar necessária.

Os formadores municipais, Itamar Soares e Rosilene de Almeida abordaram juntamtne com os diretores e coordenadores a seguinte programação:


manhã:
§    Boas vindas;
§    Apresentação do Projeto Trilhas;
§    Cultura escrita e Consciência Fonológica;
§    Trilhas Institucional;
§    Apresentação e manuseio do material de literatura;
§    Sorteio para leitura de história.

Tarde:
§     Leitura da história pelo componente sorteado;
§     Atribuições do diretor e coordenador – gestão de materiais;
§     Apresentação e manuseio da caixa de jogos;
§     Apresentação do portal Trilhas e criação do grupo de Jaguaquara;
§     Planejamento da ação na escola;
§     Avaliação do Encontro.

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