segunda-feira, janeiro 30, 2012

Educação financeira deve entrar no currículo da rede pública


Começo da vida adulta, primeiro salário e a dúvida: o que fazer com o dinheiro? Poupar para o futuro ou comprar aqueles itens sempre desejados? Se poupar, em que investir? Muitos brasileiros se veem diante dessas – e muitas outras – questões logo que entram no mercado de trabalho. A culpa, para alguns, é da escola, que não ensina o aluno como gerenciar seus próprios recursos. Pois, a partir deste ano, as siglas SFN, Selic e CVM farão parte do currículo escolar. É o que propõe um decreto aprovado pelo governo federal em dezembro do ano passado.
Segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), as escolas públicas deverão incluir aulas de educação financeira no currículo básico. É o começo de uma caminhada rumo à erradicação do analfabetismo financeiro. “É muito importante o aluno tomar conhecimento da educação financeira desde cedo, para ser um adulto com maior qualidade de vida e, principalmente, saber fazer escolhas e diferenciar querer de precisar”, afirma Odete Reis, educadora e consultora financeira.
Para Odete, a escola tem o papel de suscitar o debate sobre dinheiro. Gustavo Cerbasi, mestre em Administração e Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) e palestrante de finanças pessoais, concorda: “A ENEF já foi testada e se verificou que trouxe para os pais melhoria na qualidade de vida, pois a criança é provocada na escola e aplica em casa”. Para ele, o ensino formal pode ajudar na quebra do tabu do patriarcalismo, grande responsável pela falta de educação financeira dos brasileiros. Segundo o administrador, como até duas gerações atrás a única fonte de renda da família era o emprego formal do pai, o casal não conversava sobre investimentos e economia doméstica.
A grande preocupação agora é com a capacitação dos professores. O medo é que os docentes fiquem ainda mais sobrecarregados, prejudicando o ensino. “O desafio é fazer com que a educação financeira seja estimulante, inclusive sendo explorada por professores não só de matemática, mas também de outras áreas, como ciências sociais e geografia”, afirma Cerbasi. Para o consultor, o bom uso do dinheiro envolve qualidade de consumo, não apenas quantificação.
Ensino na escola não tira a responsabilidade dos pais
No entanto, na opinião dos especialistas, a responsabilidade continua sendo dos pais. “É deles que vem o maior exemplo”, garante Odete. A escola tem um papel secundário, de reforço da educação já obtida em casa.
“A criança a partir dos dois anos já entende o dinheiro, sabe que compra coisas”, afirma. Os pais, ensina Odete, devem mostrar para o filho que ele não pode rasgar as notas nem jogar as moedas fora, pois elas têm valor de troca. Para a criança em idade escolar, ela recomenda o estabelecimento de uma mesada ou uma semanada, para que o pequeno já se acostume a se controlar. O valor indicado é de R$ 1 por semana para cada ano de idade. Ou seja, uma criança de 5 anos receberá, em média, R$ 20 por mês. Claro que isso varia de acordo com as condições da família e com as necessidades da criança.
Cerbasi aprova o uso da medida, mas alerta: “Não é simplesmente dar dinheiro, a mesada não é um presente. O importante é provocar discussão com o assunto e mostrar que é o direito de administrar uma parcela do dinheiro da família.”
Por essa razão, a especialista em educação financeira Cássia D¿aquino é contra a obrigatoriedade do assunto nas escolas. Segundo a educadora, o sistema de ensino que temos hoje aliado à delicadeza do tema não permite que se pense em educação financeira obrigatória. A escola, afirma Cássia, tem importância à medida que prepara o cidadão para lidar com a vida prática, mas o fundamental é o envolvimento e o exemplo dos pais. Para ela, mesada e gastos em casa não são temas que dizem respeito aos professores. “Isso é assunto de família”, defende.
Pensando nisso, há 18 anos Cássia desenvolveu um programa de ensino que é empregado em algumas escolas, de forma não obrigatória, para auxiliar os pais a ensinar a gestão dos recursos para os filhos. “É um programa baseado no diálogo com os pais, em reuniões de acompanhamento”, conta. Além disso, os perigos dessa obrigatoriedade vão além do embate de gerações, afirma Cássia. A especialista teme a manipulação de dados por professores desinformados e até mesmo mal intencionados, que poderiam tentar fazer valer a sua visão de mundo em detrimento de outras.
Autor: Terra
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5569165-EI8266,00-Educacao+financeira+deve+entrar+no+curriculo+da+rede+publica.html

Ministro Mercadante diz que quer contar com parceria com a Undime


Na primeira entrevista coletiva concedida como Ministro da Educação, Aloizio Mercadante fez questão de falar sobre as entidades representativas. Disse que os projetos elaborados pelo MEC dependerão do apoio de cada uma delas. Principalmente Undime e Consed, que representam a Educação Municipal e a Educação Estadual, respectivamente. Ele já se reuniu com a presidenta da Undime, Cleuza Repulho, e com a presidenta do Consed, Maria Nilene da Costa. “Nós queremos um diálogo permanente, especialmente valorizando o Conselho Nacional de Educação, que é uma instituição que tem de ser consultada, que tem de participar das políticas públicas. Temos de trabalhar em parceria”, afirmou o ministro.
Ele também falou sobre o investimento na Educação. O texto original do projeto do Plano Nacional de Educação, em trâmite na Câmara dos Deputados, prevê aplicação de 7% do PIB. A Undime e a maioria absoluta dos deputados da Comissão Especial que trata do assunto pedem que sejam 10%. Perguntado se concorda com essa porcentagem, Mercandante afirmou que ainda não se decidiu. “Nós vamos agora discutir no governo e com o Congresso Nacional a quem cabe decidir sobre essa matéria. Isso passa pela presidenta Dilma, passará evidentemente, pelas lideranças do partido. Só depois desse diálogo e com o plano de desenvolvimento da educação nós vamos concluir esse processo.”
Mercadante disse ainda que o MEC vai preparar um concurso nacional de professores. Segundo ele, esse concurso será apenas um complemento, uma ajuda aos municípios e estados. “Em vez de cada município fazer um concurso específico, o que é muito difícil, nós podemos fazer um concurso nacional e teremos ali um cadastro de professores já concursados, já qualificados, para serem convidados pelos municípios. O município tem a liberdade de fazer o seu concurso. Isso é uma forma de contribuir, ajudar e acelerar o processo de contratação”, disse ele.
O novo ministro da educação afirmou ainda que os maiores beneficiados com a iniciativa serão as pequenas prefeituras que, segundo ele, não têm condições de elaborar um bom concurso. “Eles não têm especialistas, eles não têm tradição, eles não têm instrumentos, não têm velocidade. Então você agilizaria a organização da carreira e seria para contribuir voluntariamente para as prefeituras que tiverem interesse.”
No discurso da solenidade de transmissão de cargos, no Ministério da Educação, Mercadante adiantou que está preparando dois programas. Um deles pretende universalizar a alfabetização até os oito anos de idade do aluno. É o Programa Alfabetização na Idade Certa. “Nós temos de ter consciência que se uma criança não aprende a ler e escrever até, no máximo, oito anos de idade, todo o processo de aprendizado futuro fica comprometido. O custo, depois, para você recuperar pedagogicamente, fica muito alto e o risco é muito grande de perdermos essa criança e ela, simplesmente, abandonar a escola. Então nós vamos dar uma ênfase especial à alfabetização.”
Sobre a alfabetização, Mercadante diz contar com o apoio dos municípios. “Eu tenho certeza de que todos os prefeitos desse país, secretários de educação municipal e dos estados querem dar prioridade à educação na idade certa. Nós vamos lançar o programa, vamos dar estímulos, vamos dar recurso, vamos buscar essas parcerias e a adesão será sempre respeitando a autonomia e uma adesão voluntária.”
O outro programa diz respeito à educação no campo. Para ele, o conteúdo didático a quem mora na zona rural deve ser diferenciado dos que residem na cidade. “Você não pode levar, como material didático, a uma criança ou um jovem que mora no campo, por exemplo, o ambiente cultural da cidade. Você tem de respeitar os valores, as especificidades, você tem de valorizar essa cultura. Se nós tratarmos com dignidade, com atenção a juventude, as crianças do campo, nós vamos continuar sendo um país produtor de alimentos e com gente vivendo com mais qualidade no campo,” finalizou.

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Semec realizará reunião com Diretores e Coordenadores da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara realizará na próxima segunda-feira, a partir das 14:00 h mais uma reunião com Diretores  e Coordenadores da rede Municipal de Ensino para a retomada das atividades do ano letivo 2012.
A presença dos gestores escolares nessas reuniões é de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades propostas para o direcionamento escolar. Cada ideia lançada e reforçada pelo grupo fará do cenário educacional de nossa cidade o palco de grandes realizações no campo da educação municipal.
"O número de matrículas da rede está dentro do esperado", comenta a Coordenadora Leticia Coelho. Diz ainda que o desenvolvimento das propostas para 2012 trará grandes benefícios para os estudantes da nossa rede.

terça-feira, janeiro 24, 2012

A semec convida... E deseja sua presença!!!

A Secretaria Municipal de Educação visando melhores condições de trabalho e organização no espaço em que cada um dos profissionais da rede pública municipal de ensino atua, realizará durante esse mês de fevereiro alguns encontros além da Jornada pedagógica com abertura dia 08. Vigilantes, merendeiras e auxiliares de serviços escolares terão encontros com temas voltados para as suas respectivas áreas.
A capacitação profissional é de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano uma vez que muitos se realizam no ambiente em que desenvolve com habilidade suas atividades.
A SEMEC proporcionará esses momentos porque compreende a importâcia de que os profissionais que fazem parte de sua equipe busquem a cada dia desenvolver potencialidades e habilidades favorecendo o crescimento e desenvolvimento de todo o nosso processo educacional.
Cada um dos integrantes de nossa equipe tem sua parcela de contribuição com o nosso sucesso e estaremos a cada dia promovendo o despertar dos avanços educacionais em nossa cidade.

Convites estão sendo enviados às unidades de ensino...


Creches em JAGUAQUARA- Ações já estão sendo analisadas...

O SIMEC- Sistema Integrado de Monitoramento da Educação disponibiliza a situação em que se encontra as ações para o beneficiamento da população de Jaguaquara- Pró INfancia.

Como podem visualizar na imagem abaixo, Jaguaquara tem ações priorizando as seguintes localidades:
São João Batista
Entroncamento
Bela Vista

Quanto às quadras esportivas já tivemos aprovação e agurdamos o periodo de licitações, uma vez que a primeira parcela de pagamento já foi gerada, com os valores especificados na imagem abaixo:

A equipe responsável pela educação em Jaguaquara não pára e os frutos desse trabalho aparecerão em breve, muito em breve... Aguardem!!!

Click na imagem, copie e cole em um documento do word para melhor visualização.

Homologação das chapas que disputam os cargos de Diretor e Vice-Diretor das escolas da rede pública em Jaguaquara.


PORTARIA N.º 02 DE 23 DE JANEIRO DE 2012.





A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JAGUAQUARA, no uso de suas atribuições legais,



Resolve:



Art. 1º. Homologar as inscrições das chapas que irão concorrer na eleição para os cargos de Diretor e Vice-Diretor das Escolas da Rede Municipal de Jaguaquara.

Art. 2º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Registre-se e publique-se








Jaguaquara, 23 de janeiro de 2012.








Maristela Amaral Ribeiro

Sec.M. de Educação

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS A ELEIÇÃO DE DIRETOR E VICE-DIRETOR DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JAGUAQUARA

A Comissão Eleitoral, instituída através do Decreto nº 280 de 07 de dezembro de 2011, faz saber que foram homologados as inscrições das chapas que irão concorrer na eleição para os cargos de Diretor e Vice-Diretor das Escolas da Rede Municipal de Jaguaquara.

UNIDADE ESCOLAR
CHAPA
DIRETOR
VICE-DIRETOR
Escola Arlinda Emília de Assis
-----------------------------------
Sileia Alves dos Santos
Gilciléa Marinho Peixoto da Silva
Escola Carneiro Ribeiro
Maria Lindinalva Barreto Lemos
-----------------------------------
Escola Carneiro Ribeiro
Iara Carneiro Lula
Sara de Oliveira Neves
Escola Centro Educacional do Trabalhador
Paulo Gentil dos Santos
Joseli Cerqueira Freitas Sousa
Iramaia Araújo Santos
Escola Centro Social Urbano
Raimunda Macêdo Bomfim Costa
Marly Ribeiro Santos
Escola Delminda Farias de Almeida
Maria da Conceição dos Santos Ribeiro Reis
-----------------------------------
Escola Emanoel de Oliveira Brito
Márcia Darlene Serra Cabral
-----------------------------------
Escola Everaldo Souza Santos
Vilmara Araújo da Silva
Marilene Andrade Correia da Silva
Jeane Souza da Silva
Escola Irmã Dulce
Rose Cláudia Oliveira de Andrade
Edna Sandra Martins Pires
Escola Lourival Rosa de Sena
Jaciara Silva Santos Lima
-----------------------------------
Escola Menandro Minahim
Mírian Santiago da Hora
Maria da Glória Oliveira Santos
Escola Monteiro Lobato
Itamar Soares Oliveira
-----------------------------------
Escola Presidente Castelo Branco
Marcia Silene Silva Menezes
Erenice Dias Bispo
Maria Arlinda Pereira Bomfim
Escola Rural de Ipiúna
Ana Lúcia da Costa Lima
Miralva da Silva Santos
Escola Rural de Ipiúna
Viviane Pereira Santos
Amarildo de Sousa Teixeira
Escola Stela Câmara Dubois
Hildete Sousa Cardoso Santos
-----------------------------------
Escola Stela Câmara Dubois
Robeleide Cintra Souza Silva
-----------------------------------
Escola Vicenzo Gasbarre
Ana Selma Matos Sales
Creusa Ribeiro dos Santos
Eliana Costa Santos
Vilma Ferreira Silva
Núcleo I
Elisângela de Sousa Costs
-----------------------------------
Núcleo II
Rosemery Sousa Sales
-----------------------------------
Núcleo III
Valdir dos Santos
-----------------------------------
Núcleo III
Eliene Santana Meira Souza
-----------------------------------


_________________________________________
Célia Alves Andrade – Presidente

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Até que ponto você é preconceituoso?

O que vem a ser certo ou errado?
Você saberia dizer com certeza absoluta qual seria a direção que diferentes grupos culturais deveriam tomar a respeito de um determinado assunto? O que soa aos ouvidos como certo para uns, pode ser errado para outros... Um tema bastante interessante é retratado no livro de Marcos Bagno, "PRECONCEITO LÍGUÍSTICO", O QUE É, COMO SE FAZ?
Vale a pena conferir...

Mobilização Social pela Educação divulga balanço de ações 2008/2011



Dados e imagens dos avanços registrados no último ano pelo Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC) integram o Relatório de Atividades 2008/2011 desse projeto, documento disponibilizado a partir de hoje no site e no blog da Mobilização.

A marca de mais de 5 mil voluntários, sendo 2,6 mil entre 2008 e 2010 e mais 2,5 mil em 2011, que participaram das Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em diversas regiões do Brasil é uma das conquistas do PMSE destacada no Relatório.

O documento ainda mostra como as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade chegaram, em 2011, a mais de 2,2 mil municípios.

Também são apresentados do Relatório parceiros, como fundações e institutos, além de secretarias de educação, que colaboraram com a evolução do PMSE em 2011.

O documento ainda destaca os ensinamentos do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação - Interação família-escola-comunidade, realizado em outubro, em Fortaleza (CE).

Mobilização Social

A expressiva participação da comunidade, de representantes de diversos setores organizados, além de gestores públicos nas ações do PMSE em 2011 ficam evidentes na imagens reunidas no relatório a partir da página 21.

Balanço de 2008 a 2010

A história da Mobilização Social pela Educação incentivada pelo MEC e os parceiros desse projeto desde 2008 pode ser conferida na parte final do Relatório.

Acesse aqui o Relatório de Atividades da Mobilização Social pela Educação 2008/2011.


Leia mais e saiba como você pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação em sua comunidade no site: http://mse.mec.gov.br/ e no blog da Mobilização: http://familiaeducadora.blogspot.com/.

Siga a o Twitter da Mobilização: @familia_escola

Um dia cheio de expectativas e muito trabalho na Secretaria Municipal de Educação

Os diversos setores da Secretaria Municipal de Educação estão empenhados em contruibuir com a aceleração da demanda que foi distribuida durante toda essa semana e
hoje está sendo mais um dia cheio de espectativas e esperanças de uma boa comunicação entre a SEMEC e todos aqueles que de alguma forma fazem parte do quadro de funcionários que contribuem para a evolução da educação de nossa cidade.





quarta-feira, janeiro 18, 2012

Integrantes da comissão responsável pela eleição de Diretores se reúnem hoje na sede da Semec



Integrantes da comissão responsável pela eleição de Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação estão reúnidos avaliando as incrições realizadas até a data de ontem.
UM novo ano e a oportunidade de transformação da educação se inicia. Novos gestores, ou os mesmos gestores com bons planos irão direcionar as escolas da rede pública, facilitando o desenvolvimento educacional de nossa cidade.
Aguardem o resultado geral... que será publicado no nosso blog...

terça-feira, janeiro 17, 2012

Incrições encerram hoje... Já veio Fazer a sua?


Jaguaquara desponta em todo o território do vale do Jiquiriçá como a única cidade em que acontecerá eleições para os cargos de diretores e vice- diretores da rede municipal de ensino, prova de que a equipe da educação tem um olhar diferenciado apoiado pelo prefeito municipal que confere aos professores e diretores capacitados para o cargo pleitearem a gestão que pode dar novos rumos à educação em cada unidade escolar em visão.
A comunidade escolhe, vota e adere à campanha do que mais se preza para uma boa educação... Uma boa gestão... O direcionamento é de fundamental importância para o desenvolver das atividades que visam a melhoria das condições de ensino em cada uma das nossas escolas.
Das 25 unidades escolares que estavam inclusas nesse processo de seleção poucas ainda não tiveram representante que fizeram inscrições.
Veja seus representantes aqui:








Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!