sexta-feira, março 18, 2011

Artigo de opinião/ Por: Cledineia Carvalho Santos

Divulgação de artigo publicado pela educadora Cledineia Carvalho Santos a respeito do uso do celular em sala de aula.
Boa leitura!!!!


Uso de celular na escola: Sim ou Não?
É comum nas escolas encontrarmos aviso dizendo: AO ENTRAR NA SALA DESLIGUE O CELULAR. É PROIBIDO USO DE CELUALAR NA ESCOLA. No entanto, é notório que avisos desse tipo não têm surtido efeito. Ao contrário, têm causado transtornos entre professores e alunos no ambiente escolar, uma vez que em algumas escolas as regras pré estabelecidas são seguidas apenas por alguns professores e a direção não apresenta o apoio devido, ficando para o professor que segue tais regras os ônus de professor “carrasco”.
Assim, nos deparamos com um ambiente escolar com alunos descomprometidos com as regras, gestores com dificuldades para solucionar o problema e professores a beira de um ataque de nervos com o caos do uso desenfreados do aparelho em pleno horário de aula.
A verdade é que a cada ano tem crescido o número de alunos que trazem nas mochilas o aparelho celular para escola. Na era da informação e da inclusão digital o que fazer para que o uso desenfreado desse instrumento não fira esse direito?
Proibir? Liberar? Dialogar?
Diante desse dilema, está o professor que por não haver uma regra clara a ser seguida sobre o permitir e ou proibir. Acredito ser o diálogo o caminho mais adequado para que haja bom senso e ética no uso do aparelho.
Entre tantas opções sobre tal problemática, a base para se resolver o problema é a discussão sobre ética. E assim, buscar através do diálogo a compreensão de nossos alunos para uma visão do todo e de que a escola é um espaço de todos e para todos.
Assim, esse problema pode ser solucionado de maneira democrática sem ferir os direitos individuais e ao mesmo tempo levá-los a perceber o coletivo.

Artigo de opinião:
Professora: Cledineia Carvalho Santos

Ps.: O artigo encontra-se também na página PORTAL DO EDUCADOR, deixe seu comentário!!!

`

5 comentários:

  1. Legal!!! Gostei da ideia!!!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o uso do celular é um direito de todos, onde quer que estejamos. Embora seja preciso usá-lo com responsabilidade e respeito. Como a professora falou é uma questão de bom senso e ética permitir ou não o uso em sala de aula. Nada que um bom diálogo não possa resolver. Afinal nós também não desligamos o nosso.

    ResponderExcluir
  3. iNTERESSANTE A DISCUSSÃO. REALMENTE ESTAMOS EM MEIO A UM TUBILHÃO DE DÚVIDAS.
    O QUE FAZER NA VERDADE?
    QUE RESPALDOtEMOS?

    ResponderExcluir
  4. A QUESTÃO EMBORA PAREÇA COMPLICADA, MAS É MAIS SIMPLES DO QUE PARECE. O PROBLEMA NÃO ESTA NO APARELHO, E SIM EM QUEM ESTÁ FAZENDO USO DELES, POIS NO GERAL NÃO ESTÃO SENDO EDUCADOS E NEM ORIENTADOS POR AQUELES QUE LHES DÃO OS CELULARES DE COMO E QUANDO FAZER USO DOS MESMOS.O PROBLEMA CONSISTE NO USO INDISCRIMINADO, E NA FALTA DE EDUCAÇÃO DIGITAL.

    ResponderExcluir

Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!