terça-feira, outubro 02, 2012

CET desenvolve ações voltadas para a Diversidade através do Projeto temático 2012: Educação pela Diversidade

A coordenação pedagógica do CET desenvolveu neste ano letivo de 2012 o Projeto Educação pela Diversidade nesta unidade escolar, considerando este espaço como privilegiado para a construção de conhecimentos e de desenvolvimento de valores. O referido projeto inserido na proposta de trabalho do ano vigente objetivou a transformação da sociedade no sentido de torná-la menos desigual e mais democrática. Um espaço democrático para refletir sobre formas de inclusão social, de modo que toda a comunidade escolar participe de seu grupo social e usufrua de seus direitos, cumprindo com seus deveres. Nesse contexto, o presente projeto, direcionado pelo projeto desenvolvido pela SEMEC: “Jaguaquara, diversidade que encanta”, visou viabilizar a expansão do conhecimento e respeito sobre a diversidade em seus variados campos do conhecimento humano. Os temas para desenvolvimento das atividades por turma foram selecionados a partir das discussões e seleção de temas relacionados à diversidade com a participação de professores, coordenação e direção da escola. As ações foram direcionadas a partir do perfil de cada turma com a elaboração de um cronograma para realização em sala de aula: TEMA TURMA/ PROFESSOR DISCIPLINA Liberdade, direito que se conquista. 7ª B Cristiane 7ª A Tatiane CIDADANIA Importância e atual condição de sobrevivência dos nossos Índios. 6ª C e D Mary HISTÓRIA / IDENTIDADE E CULTURA Sexualidade na adolescência. 7ª A e B Soledade 7ª A Mag 7 B Andreia CIÊNCIAS PORTUGUÊS Homens e mulheres, limites entre diferenças biológicas e/ou limitações preconceituosas. 5ª B e D Jaciara 8ª A Mag 8ªB Mariney EDUCAÇÃO FÍSICA PORTUGUÊS Consequências do preconceito entre os gêneros. 8ª A e B Luiz EJA IV e V-Petaccia 6ª A e B- Alda MATEMÁTICA Homofobia. 7ª A e B Mag Andreia LÍNGUA PORTUGUESA Homossexualismo. 7ª e 8ª EJA Isolda CIÊNCIAS Preconceito racial e suas raízes históricas. 5ª A e B Cristiane 8ª A e B Iramaia HISTÓRIA Diversidade cultural local, regional e global. 6ª A e B Joseli EJA V- Theo 6ª A e B- Tatiane GEOGRAFIA HISTÓRIA IDENTIDADE E CULTURA Padrões de beleza: positivos ou negativos? 5ª A e B Miralva EJA IV-Marcia EJA V – Jô 5 ª (C,D,E,F) Magnovalda ARTES Relações familiares: suas diferenças/problemas e possibilidades para a conquista da união familiar. 5ª C, E e F TURMAS MULTISSERIADAS Ensino Fundamental I Mary e Rosivany (Selma) Educação escolar e educação para a vida: definição das responsabilidades entre as funções da família e da escola no processo da formação cidadã. PAIS DIREÇÃO/COORDENAÇÃO Inclusão dos portadores de necessidades especiais; Bullying. 5ª ( Todas) Mariney PORTUGUÊS Entre as ações desenvolvidas destacamos os Projetos desenvolvidos para execução das atividades: Sexualidade na adolescência ( 6ª e 7ª) e Bullying ( 8ª ). Sexualidade na adolescência O projeto Adolescência, Mídia e Sexualidade foi desenvolvido durante a II unidade, nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, tendo como público alvo as turmas de 6ª e 7ª séries. O objetivo geral desta atividade foi contribuir para a criação de um espaço em que o aluno/adolescente pudesse refletir e discutir sobre o referido tema, estimulando a autonomia e a responsabilidade dos jovens para que possam desfrutar e expressar sua sexualidade com maior segurança. Durante o projeto, as professoras Andréia Dias e Magnovalda Rocha atuaram como facilitadoras envolvendo os alunos em atividades diversas a partir dos seguintes subtemas: estudo do conceito e do sentido da palavra sexualidade; caracterização da adolescência (conflitos, transformações, etc.); sociedade moderna e influência dos meios de comunicação à prática precoce do sexo; leitura crítica do conteúdo sobre sexo veiculado na mídia; desenvolvimento da autoestima e formação da personalidade do adolescente. Para a execução das atividades foram utilizadas metodologias diversas tais como: Exibição de vídeos, estudo de caso, debate, palestra com profissional da saúde, etc. Os alunos participaram ativamente da proposta sugerida, envolvendo-se em cada etapa e registrando suas reflexões e aprendizado em um diário de bordo, através do qual comprovamos a relevância do projeto Adolescência, mídia e sexualidade. Relato produzido pelas professoras Magnovalda Rocha Sena e Andréia Dias da Silva, Centro Educacional do Trabalhador, graduadas em Letras e pós graduadas em Educação Especial / Leitura e Literatura respectivamente. Campanha contra bullying: uma experiência que deu certo! Sabe-se que as aulas de Língua Portuguesa, devem perpassar o ensino da norma culta, sendo um espaço de construção coletiva de conhecimentos, considerando o contexto sócio cultural em que se está inserido. Objetivando a prática deste conceito foram desenvolvidas ações com o tema bullying, no decorrer da II unidade do ano letivo vigente com a turma da 8ª série B, promovendo a discussão sobre uma problemática recorrente no cotidiano escolar e familiar. A metodologia utilizada foi a partir das atividades reflexivas sobre as diferenças individuais e conhecimento dos alunos sobre o tema em questão, tendo como pressuposto uma fotografia de René Maltête (1930-2000) e da música de Caetano Veloso “Sampa”. A classe foi dividida em equipes para realização de pesquisas no laboratório de informática com alguns subtemas: “O que é bullying? Quais são as formas de bullying? Quais são os casos recentes que chamaram atenção? Onde ocorre a prática do bullying?” Após as pesquisas, as equipes realizaram apresentações para as turmas matutinas e vespertinas com auxílio de cartazes. Houve também a leitura, interpretação oral e escrita do texto “Bullying: brincadeiras que ferem” disponível em: http/www.educarede.org.br, com construção de um painel, distribuição de panfletos, vídeo com situações ocorridas e entrevistas com alunos sobre experiências ocorridas na escola. Durante a realização das ações foi expressivo o interesse dos educandos, várias experiências foram relatadas por vítimas e agressores. E o mais importante de tudo, é que houve uma redução significativa dos casos de bullying na escola, sendo que nas pequenas ocorrências os próprios alunos as apresentavam espontaneamente à direção e ao corpo docente, deixando transparecer o efeito do trabalho realizado. Relato produzido pela professora Mariney Ramos de Sousa Sena, Centro Educacional do Trabalhador, graduada em Letras e pós graduada em Literatura Brasileira.

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