A coordenação pedagógica do CET desenvolveu neste ano letivo de 2012 o Projeto Educação pela Diversidade nesta unidade escolar, considerando este espaço como privilegiado para a construção de conhecimentos e de desenvolvimento de valores.
O referido projeto inserido na proposta de trabalho do ano vigente objetivou a transformação da sociedade no sentido de torná-la menos desigual e mais democrática. Um espaço democrático para refletir sobre formas de inclusão social, de modo que toda a comunidade escolar participe de seu grupo social e usufrua de seus direitos, cumprindo com seus deveres.
Nesse contexto, o presente projeto, direcionado pelo projeto desenvolvido pela SEMEC: “Jaguaquara, diversidade que encanta”, visou viabilizar a expansão do conhecimento e respeito sobre a diversidade em seus variados campos do conhecimento humano.
Os temas para desenvolvimento das atividades por turma foram selecionados a partir das discussões e seleção de temas relacionados à diversidade com a participação de professores, coordenação e direção da escola. As ações foram direcionadas a partir do perfil de cada turma com a elaboração de um cronograma para realização em sala de aula:
TEMA TURMA/ PROFESSOR DISCIPLINA
Liberdade, direito que se conquista. 7ª B Cristiane
7ª A Tatiane CIDADANIA
Importância e atual condição de sobrevivência dos nossos Índios. 6ª C e D Mary HISTÓRIA / IDENTIDADE E CULTURA
Sexualidade na adolescência. 7ª A e B
Soledade
7ª A Mag
7 B Andreia CIÊNCIAS
PORTUGUÊS
Homens e mulheres, limites entre diferenças biológicas e/ou limitações preconceituosas. 5ª B e D Jaciara
8ª A Mag
8ªB Mariney EDUCAÇÃO FÍSICA
PORTUGUÊS
Consequências do preconceito entre os gêneros. 8ª A e B
Luiz
EJA IV e V-Petaccia
6ª A e B- Alda MATEMÁTICA
Homofobia. 7ª A e B
Mag
Andreia LÍNGUA PORTUGUESA
Homossexualismo. 7ª e 8ª EJA
Isolda CIÊNCIAS
Preconceito racial e suas raízes históricas. 5ª A e B
Cristiane
8ª A e B Iramaia HISTÓRIA
Diversidade cultural local, regional e global. 6ª A e B
Joseli
EJA V- Theo
6ª A e B- Tatiane GEOGRAFIA
HISTÓRIA
IDENTIDADE E CULTURA
Padrões de beleza: positivos ou negativos? 5ª A e B
Miralva
EJA IV-Marcia
EJA V – Jô
5 ª (C,D,E,F) Magnovalda ARTES
Relações familiares: suas diferenças/problemas e possibilidades para a conquista da união familiar. 5ª C, E e F
TURMAS MULTISSERIADAS
Ensino Fundamental I
Mary e Rosivany (Selma)
Educação escolar e educação para a vida: definição das responsabilidades entre as funções da família e da escola no processo da formação cidadã. PAIS DIREÇÃO/COORDENAÇÃO
Inclusão dos portadores de necessidades especiais;
Bullying. 5ª ( Todas)
Mariney
PORTUGUÊS
Entre as ações desenvolvidas destacamos os Projetos desenvolvidos para execução das atividades: Sexualidade na adolescência ( 6ª e 7ª) e Bullying ( 8ª ).
Sexualidade na adolescência
O projeto Adolescência, Mídia e Sexualidade foi desenvolvido durante a II unidade, nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, tendo como público alvo as turmas de 6ª e 7ª séries. O objetivo geral desta atividade foi contribuir para a criação de um espaço em que o aluno/adolescente pudesse refletir e discutir sobre o referido tema, estimulando a autonomia e a responsabilidade dos jovens para que possam desfrutar e expressar sua sexualidade com maior segurança.
Durante o projeto, as professoras Andréia Dias e Magnovalda Rocha atuaram como facilitadoras envolvendo os alunos em atividades diversas a partir dos seguintes subtemas: estudo do conceito e do sentido da palavra sexualidade; caracterização da adolescência (conflitos, transformações, etc.); sociedade moderna e influência dos meios de comunicação à prática precoce do sexo; leitura crítica do conteúdo sobre sexo veiculado na mídia; desenvolvimento da autoestima e formação da personalidade do adolescente.
Para a execução das atividades foram utilizadas metodologias diversas tais como: Exibição de vídeos, estudo de caso, debate, palestra com profissional da saúde, etc.
Os alunos participaram ativamente da proposta sugerida, envolvendo-se em cada etapa e registrando suas reflexões e aprendizado em um diário de bordo, através do qual comprovamos a relevância do projeto Adolescência, mídia e sexualidade.
Relato produzido pelas professoras Magnovalda Rocha Sena e Andréia Dias da Silva, Centro Educacional do Trabalhador, graduadas em Letras e pós graduadas em Educação Especial / Leitura e Literatura respectivamente.
Campanha contra bullying: uma experiência que deu certo!
Sabe-se que as aulas de Língua Portuguesa, devem perpassar o ensino da norma culta, sendo um espaço de construção coletiva de conhecimentos, considerando o contexto sócio cultural em que se está inserido.
Objetivando a prática deste conceito foram desenvolvidas ações com o tema bullying, no decorrer da II unidade do ano letivo vigente com a turma da 8ª série B, promovendo a discussão sobre uma problemática recorrente no cotidiano escolar e familiar.
A metodologia utilizada foi a partir das atividades reflexivas sobre as diferenças individuais e conhecimento dos alunos sobre o tema em questão, tendo como pressuposto uma fotografia de René Maltête (1930-2000) e da música de Caetano Veloso “Sampa”. A classe foi dividida em equipes para realização de pesquisas no laboratório de informática com alguns subtemas: “O que é bullying? Quais são as formas de bullying? Quais são os casos recentes que chamaram atenção? Onde ocorre a prática do bullying?”
Após as pesquisas, as equipes realizaram apresentações para as turmas matutinas e vespertinas com auxílio de cartazes. Houve também a leitura, interpretação oral e escrita do texto “Bullying: brincadeiras que ferem” disponível em: http/www.educarede.org.br, com construção de um painel, distribuição de panfletos, vídeo com situações ocorridas e entrevistas com alunos sobre experiências ocorridas na escola.
Durante a realização das ações foi expressivo o interesse dos educandos, várias experiências foram relatadas por vítimas e agressores. E o mais importante de tudo, é que houve uma redução significativa dos casos de bullying na escola, sendo que nas pequenas ocorrências os próprios alunos as apresentavam espontaneamente à direção e ao corpo docente, deixando transparecer o efeito do trabalho realizado.
Relato produzido pela professora Mariney Ramos de Sousa Sena, Centro Educacional do Trabalhador, graduada em Letras e pós graduada em Literatura Brasileira.
...Esta é uma ferramenta da Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara para compartilhar com você, dúvidas, críticas, ideias, alegrias e angústias...Faça bom proveito!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...
Não deixem de visitar!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...
Não deixem de visitar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário