segunda-feira, agosto 13, 2012

Escola Alegria de Viver comemora dia dos Pais em grande estilo

A Escola Alegria de Viver comemora o dia dos Pais em grande estilo e aproveita a oportunidade para a presentar a sociedade jaguquarense o seu projeto:

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ALEGRIA DE VIVER
 
PROJETO "QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA..."
 
Temas Transversais: Pluralidade cultural.
Tempo De Duração: Primeiro semestre
Fontes De Informação: Livros de música e CDs com cantigas de roda,
MPB, forró etc.
Colaboradores: Familiares, pessoas e músicos da comunidade.
Atividade disparadora: SHOW com cantores da terra para a comunidade escolar
 
APRESENTAÇÃO
 
O referido projeto visa desenvolver uma prática docente inovadora. A
música por ter um caráter dinâmico e por ser algo que suscita quase
sempre reações de surpresa, torna-se imprescindível para o
desenvolvimento de um espaço de interação e distração.
 
 No mais a “Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por
outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo
de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade
de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de
alfabetização e ao raciocínio matemático.
 
Justificativa:
 
A presença da música na educação dos alunos é de fundamental
importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino.
Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas
crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e
a autoestima.
 
Portanto, a utilização da música torna-se relevante porque trabalha
conteúdos e conceitos de forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos
esses que os alunos curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem
aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
 
No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é
que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula. As crianças
conseguem discriminar sons e com eles expressar seus sentimentos, suas
vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade.
 
Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão,
criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, torna-se importante
começar a educação musical desde muito cedo, sabendo que desde a
gestação as crianças são sensíveis ao som, procurando assim atender as
necessidades dessa faixa etária.
 
Pois nesta fase elas necessitam ouvir, comparar, reproduzir e
diferenciar sons (alto, baixo, agudo, grave). Perceber diferentes
fontes sonoras como as vozes dos companheiros, aparelhos de som,
assobios e por fim discriminar os ritmos naturais, as marchas, saltos
ou corridas, palmas, estalos, sapateado, movimentos rápidos, lentos ou
moderados.
 
A música é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da
discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global dos
alunos pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a
iniciativa e a expressão oral, favorecendo o trabalho na alimentação,
na higiene e nas expressões artísticas.
 
Habilidades e competências:
♫ Desenvolver a linguagem oral, favorecendo a ampliação do vocabulário;
♫ Reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos;
♫ Identificar o esquema corporal e os órgãos dos sentidos.
♫ Desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio,
sensibilidade, atenção e ritmo.
♫ Comunicar-se de maneira clara, expressando seus desejos, vontades e
sentimentos;
♫ Sabe utilizar o banheiro para as necessidades fisiológicas;
♫Alimentar-se de maneira tranquila e com boa coordenação;
♫ Distinguir cada som produzido no ambiente;
♫ Gostar e ter prazer de escutar músicas.
Objetivos de Aprendizagem
♫ Desenvolver a sensibilidade na audição;
♫ Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
♫ Explorar, conhecer e reproduzir sons vocais e não vocais, com o
corpo e com os instrumentos;
♫ Conhecer o esquema corporal, a lateralidade e os órgãos do sentido;
♫ Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos
emitir;
 
♫ Explorar diferentes materiais sejam instrumentos (pincéis,
contonetes, algodão), meios (tinta, massa, areia, retalhos de E.V.A,
papéis, tecido) ou suportes (cartolina, isopor, etc.).
♫ Ouvir e cantar músicas de gêneros e ritmos;
♫ Observar alguns instrumentos musicais, reconhecendo o som de alguns deles;
♫ Visitar a casa da cultura;
♫ Pesquisar e reconhecer alguns músicos famosos;
♫ Confeccionar instrumentos musicais;
♫ Ampliar o repertório de músicas infantis e cantigas de roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!