ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – ALEGRIA DE VIVER PROJETO "QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA..." Temas Transversais: Pluralidade cultural. Tempo De Duração: Primeiro semestre Fontes De Informação: Livros de música e CDs com cantigas de roda, MPB, forró etc. Colaboradores: Familiares, pessoas e músicos da comunidade. Atividade disparadora: SHOW com cantores da terra para a comunidade escolar APRESENTAÇÃO O referido projeto visa desenvolver uma prática docente inovadora. A música por ter um caráter dinâmico e por ser algo que suscita quase sempre reações de surpresa, torna-se imprescindível para o desenvolvimento de um espaço de interação e distração. No mais a “Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. Justificativa: A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a autoestima. Portanto, a utilização da música torna-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que os alunos curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa. No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula. As crianças conseguem discriminar sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade. Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, torna-se importante começar a educação musical desde muito cedo, sabendo que desde a gestação as crianças são sensíveis ao som, procurando assim atender as necessidades dessa faixa etária. Pois nesta fase elas necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar sons (alto, baixo, agudo, grave). Perceber diferentes fontes sonoras como as vozes dos companheiros, aparelhos de som, assobios e por fim discriminar os ritmos naturais, as marchas, saltos ou corridas, palmas, estalos, sapateado, movimentos rápidos, lentos ou moderados. A música é excelente recurso pedagógico para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribui para o desenvolvimento global dos alunos pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral, favorecendo o trabalho na alimentação, na higiene e nas expressões artísticas. Habilidades e competências: ♫ Desenvolver a linguagem oral, favorecendo a ampliação do vocabulário; ♫ Reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos; ♫ Identificar o esquema corporal e os órgãos dos sentidos. ♫ Desenvolver coordenação motora, criatividade, raciocínio, sensibilidade, atenção e ritmo. ♫ Comunicar-se de maneira clara, expressando seus desejos, vontades e sentimentos; ♫ Sabe utilizar o banheiro para as necessidades fisiológicas; ♫Alimentar-se de maneira tranquila e com boa coordenação; ♫ Distinguir cada som produzido no ambiente; ♫ Gostar e ter prazer de escutar músicas. Objetivos de Aprendizagem ♫ Desenvolver a sensibilidade na audição; ♫ Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário; ♫ Explorar, conhecer e reproduzir sons vocais e não vocais, com o corpo e com os instrumentos; ♫ Conhecer o esquema corporal, a lateralidade e os órgãos do sentido; ♫ Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos emitir; ♫ Explorar diferentes materiais sejam instrumentos (pincéis, contonetes, algodão), meios (tinta, massa, areia, retalhos de E.V.A, papéis, tecido) ou suportes (cartolina, isopor, etc.). ♫ Ouvir e cantar músicas de gêneros e ritmos; ♫ Observar alguns instrumentos musicais, reconhecendo o som de alguns deles; ♫ Visitar a casa da cultura; ♫ Pesquisar e reconhecer alguns músicos famosos; ♫ Confeccionar instrumentos musicais; ♫ Ampliar o repertório de músicas infantis e cantigas de roda.
...Esta é uma ferramenta da Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara para compartilhar com você, dúvidas, críticas, ideias, alegrias e angústias...Faça bom proveito!!
segunda-feira, agosto 13, 2012
Escola Alegria de Viver comemora dia dos Pais em grande estilo
A Escola Alegria de Viver comemora o dia dos Pais em grande estilo e aproveita a oportunidade para a presentar a sociedade jaguquarense o seu projeto:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...
Não deixem de visitar!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...
Não deixem de visitar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário