A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental a Professora Letícia Coelho participou no último dia 18 de abril da apresentação técnica da 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O evento aconteceu no Pestana Bahia Hotel com a participação de vários Estados do País.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC, Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec.
A Olimpíada realiza ações de formação de professores e promove um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo país. Os professores se inscrevem e trabalham em sala de aula com seus alunos, assim, ambos participam da Olimpíada.
Quem pode participar?
Professores da rede pública e seus alunos do 5º- ano (4ª- série) do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade de transformar o ensino da escrita em uma ação docente voltada à formação do aluno para a vida em sociedade e para o pleno exercício da cidadania.
Ao participar do concurso, os professores estabelecem uma diretriz determinada para o trabalho em sala de aula, pois usam uma metodologia de trabalho que articula a produção de textos aos demais eixos do ensino-aprendizagem em língua portuguesa: a leitura, a oralidade e a reflexão sobre a língua e a linguagem para a construção dos conhecimentos linguísticos através dos seguintes gêneros textuais.
Poema 5-º e 6-º anos (4ª- e 5ª- séries) do ensino fundamental
Memórias literárias 7-º e 8-º anos (6ª- e 7ª- séries)do ensino fundamental
Crônica 9-º ano (8ª- série) do ensino fundamental e 1-º ano do ensino médio
Artigo de opinião 2-º e 3-º anos do ensino médio
Os quatro gêneros são trabalhados a partir de um único tema: “O lugar onde vivo”. Escrever sobre a comunidade onde se vive estimula novas leituras, reflexões e pesquisas, além de proporcionar um outro olhar sobre a realidade, abrindo uma perspectiva de transformação social.
Com o apoio desse material, o professor planeja e desenvolve as atividades com toda a turma. Os alunos podem ler os textos na coletânea que compõe a coleção.
Na coleção, encontra-se também um CD para cada gênero textual que traz textos lidos em voz alta e sonorizados. Por meio do CD também é possível imprimir ou projetar os textos da coletânea.
A Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara fará adesão a Olimpíada para que as inscrições dos professores sejam validadas. As inscrições serão online pelo site www.escrevendoofuturo.org.br.
Depois de inscrito, o professor continua sendo apoiado e passa a receber a revista “Na Ponta do Lápis”, com textos literários, reportagens e entrevistas com escritores e especialistas em língua portuguesa. E, também estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro , espaço para que educadores de todo o Brasil possam trocar informações e experiências e participar de cursos online.
Participe deste grande movimento pela educação!
Secretaria Municipal de Educação