segunda-feira, maio 02, 2011

Secretária Municipal de Jaguaquara marca presença no 8 Fórum de Secretários do Vale do Jiquiriçá


A Secretária Municipal de Jaguaquara Maristela Amaral fez-se presente no 8 Fórum de Secretários do Vale do Jiquiriçá, sediado pela cidade de Cravolândia. No cargo de Vice-Coordenadora Executiva do Educavale, Maristela Amaral recepciona convidados de 20 municípios do Vale do Jiquiriçá, dando continuidade a parceria firmada para o desenvolvimento do processo educativo de nossa região. Durante o dia de quinta-feira, 28 de Abril, os municípios presentes puderam contar com a presença do Coordenador de Educação Especial da SEC/BA,o Sr. João dos Prazeres e da Coordenadora do BPC SEDES/BA,a Sra. Rosemeire Teixeira dentre outras importantes presenças para o andamento do fórum.
No evento pontuou-se a política de educação especial do Estado, focando programas e projetos da área. Maristela comenta sobre o tempo em que trabalhou com Educação Especial e incentiva os profissionais a lidarem com o "novo". "Novo desejo", pessoal e interrelacional de fornecer ao aluno da educação especial condições mínimas que o ajude a desenvolver suas habilidades.
Durante o evento enfatizou-se a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência, deixando bem claro que a Educação Inclusiva é uma atitude de aceitação das diferenças, não uma simples colocação em sala de aula.
Segundo a Lei n 7.853/89- é preciso fortalecer a integração das pessoas com deficiência na rede regular de ensino. Ainda define o preconceito como crime.
Portanto, garantir a matricula por si só não resolve o problema. Os municípios se expressaram, e demonstraram o desejo de capacitação para melhorar a qualidade da educação especial.
O Coordenador de Educação Especial da SEC/BA após ouvir os pedidos dos municípios disse que discutirá a implementação de cursos de formação continuada para o Vale do Jiquiriçá e em breve estará divulgando os resultados.
Foi feita a exposição do decreto 6571/2008 que regulamenta o atendimento educacional especializado e apresentado as modalidades de atendimento, que são:

Salas de apoio
Salas multifuncionais
Serviços itinerantes
Centros de apoio pedagógicos
Diretrizes operacionais:
Diretrizes estão sendo elaboradas e todos os 417 municípios estarão recebendo um parecer dentro em breve.

João do Prazeres demonstra o uso de tecnologias assistivas, como o seu relógio em Braile e seu aparelho celular com possibilidades de manuseio para pessoas portadoras de necessidades visuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!