segunda-feira, maio 30, 2011

O povoado de Itiúba agradece o grande evento promovido pela escola Monteiro Lobato.


A Escola Monteiro Lobato (Itiúba) desenvolveu nos meses de Abril e Maio um trabalho realmente importante para a população de Itiúba que agradecida marcou presença na igreja matriz para assistir a culminância do Fórum Democracia e Cidadania Devemos praticar todo dia.
Este fórum foi discutido durante a semana pedagógica 2011, com a participação dos gestores, professores e funcionários da EML e do Colégio Pio XII- anexo Itiúba a partir do projeto institucional da Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara- SEMEC “Jaguaquara cidade que educa”: compromisso com a educação de todos e de cada um, tendo como norte o eixo temático Cidade, Cidadania e Participação.
A equipe Monteiro Lobato empenhada em participar da construção e desenvolvimento do povoado de Itiúba, resolve estabelecer uma relação direta com os setores responsáveis pela manutenção das atividades essenciais para que a educação funcione de forma tranqüila e prioritária no povoado. Os convites foram feitos e no dia 27 de maio com o apoio total da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) reuniram-se no povoado de Itiúba representantes das seguintes secretarias:
Educação (Maristela Amaral)
Finanças (Joelma)
Saúde (Ronan da Hora)
Infra-estrutura (José Salvatore)
Assistência social (Laura)
Agricultura (Raimundo)
Além da presença de representantes da Embasa e da Segurança pública...
A inicio de evento, com as presenças já citadas, a professora Malena e alunos da quinta série fizeram uma belíssima apresentação explanando o tema cidadania e o desejo de construir o futuro de nossa educação de forma divertida e com participação de todos ali presentes. Parodiaram encantadoramente!!!!
Em meio às estrofes podemos destacar um pensamento interessante: “se lutarmos todos juntos, vamos todos conquistar”. O povo de Itiúba se reuniu, os professores fizeram um levantamento situacional da região e foram em busca de suas conquistas! A princípio, essa união conseguiu promover um evento grandioso, como nunca antes na história dessa comunidade. Lançaram sementes e frutos virão!!!!
Maristela Amaral, secretária de educação do município, demonstrou total felicidade em participar deste momento e aproveita para parabenizar a equipe gestora da Escola Monteiro Lobato, que vem realizando um trabalho fundamental para o desenvolvimento da educação. Agradece também à coordenação do anexo Colégio Pio XII, e todos aqueles que fizeram parte da construção do Fórum. Fala do dever que tem a sociedade e incentiva a todos a traçarem metas para a melhoria de seu povoado (Itiúba).
A delegada Dra. Maria do Socorro, em sua fala registra a ideia de que “ser cidadão é praticar todos os atos de vida decentemente, respeitando todos os direitos e deveres, de tudo e de todos e que agindo com democracia, estamos dando passos largos para alcançarmos a cidadania, pois cidadania e democracia devem andar juntas para que haja o desenvolvimento geral da nação”. Ainda faz comentários a respeito da juventude perdida de tantos adolescentes na atualidade. Incentiva os jovens a cuidarem-se e aprenderem a dizer não, uma vez que a ausência do processo educativo tem influenciado de forma drástica as perdas relacionadas aos adolescentes de nosso país. Chama atenção para a valorização do professor e lembra que sem educação a população fica sem alvos.
Após a palestra da Dra. Maria do Socorro, todos os presentes se dirigiram para a Escola Monteiro Lobato onde salas temáticas haviam sido preparadas de acordo com as necessidades encontradas na região. O diretor Itamar, muito contente com o evento parafraseia o ex- presidente Luis Inácio, e diz: “Nunca antes na história de Itiúba tivemos uma reunião deste porte”. Incentiva as pessoas a pensarem amplamente sobre as questões e contribuírem para a cobrança dos setores responsáveis o que lhes é de direito.
Dando continuidade ao fórum, já na escola, cada um dos representantes das secretarias já citadas se juntou aos professores, estudantes, pais e visitantes para que fossem criadas estratégias que viabilizassem melhoria das condições gerais do povoado.
Foram criados oito grupos (salas)
Grupo 01 – Assuntos relacionados ao abastecimento de água na região.
Grupo 02 – Educação
Grupo 03 – Infra-estrutura
Grupo 04 – Lazer, cultura...
Grupo 05 – Meio ambiente
Grupo 06 – Saúde
Grupo 07 – Segurança e Conselho Tutelar
Grupo 08 – Trânsito

As pessoas presentes em cada grupo ajudaram a estruturar as estratégias e possíveis soluções para os problemas encontrados. Reuniram-se todas as propostas de cada sala e um documento será posteriormente expedido e enviado aos setores responsáveis pela liberação de recursos para tais fins.
Alguns acordos já ficaram “amarrados”, por exemplo, os projetos do CRAS itinerante, apresentados pela secretária de Assistência Social, Laura. Comentou-se muito sobre a possibilidade de cursos serem realizados na região aproveitando os profissionais do povoado. Uma das pessoas presentes, o Sr. Manoel Domingos ficou responsável por fazer a contagem da quantidade de artesãos da região e encaminhar para a assistência social que deverá organizá-los para fazerem parte dos projetos que serão implantados.
É importante lembrar que esse fórum foi apresentado em quatro etapas e as três primeiras se deram da seguinte forma: Primeiro momento: Sensibilização 18 a 20 de Abril; cada professor desenvolveu uma seqüência didática abordando a temática, relacionando-a com a disciplina e/ou aplicação n dia-a-dia.
Segundo momento: Palestra Cidadania Ecológica com o professor Valdir Santos Coordenador Municipal do Programa Despertar.
Terceiro momento: Reunião de pais- dias 16 a 20 de Maio grupos de professores visitaram as regiões levando a temática e estendendo o convite a todos.
Uma experiência fantástica!!!! Parabéns EML!!!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!